terça-feira, 28 de julho de 2009

Dicas de iluminação



A iluminação ocupa um papel muito forte na decoração dando personalidade e vida aos ambientes. Usada corretamente, valoriza o projeto, proporciona conforto e funcionalidade ao espaço.


Para se obter um bom resultado, você precisa ter em mente a posição dos móveis, para a partir daí distribuir pontos, tomadas e interruptores. A próxima etapa é distribuir os spots, que vão harmonizar e equilibrar a luz no ambiente.


Em seguida vem as luminárias decorativas, lustres pendentes ou arandelas. A aplicação dessas peças vai depender do estilo da casa. Clássica ou contemporânea, todas as peças terão que seguir a mesma linguagem. Além disso, deve-se prestar atenção na luz utilitária, sobre bancadas de estudo, de cozinha, espelho de banheiro e closet. Esses espaços precisam ser bem iluminados. Uma dica nesses casos é usar a lâmpada de LED, que não esquenta o ambiente.


Outra dica é usar spots no gesso para valorizar quadros e objetos de decoração, iluminação indireta com mangueiras de luz nas estantes e prateleiras de vidro e peças portáteis como abajures e colunas que complementam ainda mais o ambiente.

Um comentário: